- Dr. Wellington Cordeiro

         

Fitoterapia é a terapêutica que utiliza as plantas medicinais (fitoterápicos) com vistas a prevenção e tratamento de doenças e manutenção da saúde. A utilização das plantas medicinais em suas diversas formas, data do início da civilização, pois existem relatos bíblicos e achados arqueológicos respaldando tal prática.


É a forma mais antiga e fundamental de tratamento. É uma terapia com a propriedade de auxiliar na cura de males profunda e integralmente, de forma barata e não-agressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo e reintegra o ser humano às suas raízes.


Desde o surgimento dos animais na terra, estes usam instintivamente determinadas plantas como alimento, para a cura de enfermidades ou mesmo para estimular o vômito e eliminação de substâncias nocivas ao seu organismo.


Há mais de 6.000 anos, o homem vem testando e escolhendo instintivamente as melhores plantas medicinais para curar as suas doenças. No último século, a medicina disseminou o emprego de antibióticos, remédios sintéticos, e a nossa medicina natural passada de geração em geração ficou em segundo plano.


Atualmente, diversos centros de pesquisa nacionais e internacionais dedicam-se ao estudo dos princípios ativos presentes nas plantas medicinais e suas respectivas indicações terapêuticas. Já se podendo hoje em dia, fazer uso das mais variadas plantas para o tratamento dos mais variados distúrbios ou doenças conhecidas, tudo isso, com bases científicas.


Infelizmente no Brasil contamos com pouco mais de 500 fitoterápicos registrados na ANVISA, enquanto que em países civilizados como a Alemanha por exemplo tem mais de 10.000 deles. A ciência começa então a render-se à força da natureza. Natureza esta, sempre presente, junto a nós em todo o pedacinho de chão com terra, luz, ar e água.


Porém, a cada dia, as plantas (fitoterápicos) ganham cada vez mais seu espaço como aliadas no reequilíbrio físico e mental do ser humano. Isto graças as pesquisas científicas que a cada dia têm comprovado sua ação terapêutica, e a conscientização por parte das pessoas, que o melhor medicamento quando se fizer necessário ainda é o natural.


Conceitos populares de que as plantas não fazem mal ou o que vem da natureza não faz mal, NÃO É VERDADE. Todas as plantas tem de alguma forma contraindicações, efeitos colaterais e interações medicamentosas e alimentares. Algumas plantas como é o caso da Zabumba (Brugmansia suaveolen), Dormideira (Mimosa pudica), Comigo ninguém pode (Dieffenbachia seguine) dente outras, são plantas extremamente tóxicas e mesmo sendo elas naturais, podem vir a causar sérios problemas de saúde, podendo até matar quem as consome.